Projetos
Projeto Adorar Para Transformar

Ministério de louvor Tenda do Encontro

“Em adoração para Transformação de vidas”

 

Propósito

Transformar vidas e fortalecer igrejas a partir do interior do nordeste Brasileiro através da música em Adoração Integral a Deus.

 

Quem somos

O Tenda do Encontro é um dos ministérios de louvor da Ação Evangélica . Uma denominação genuinamente evangélica, que em 1938, nasceu e foi embalada nos braços do Sertão Paraibano. Desde então, aprendeu a amar e valorizar esta terra, plantando e cultivando a Missão Integral ensinada e deixada por Cristo como ordenança para Sua igreja. Pisando em campos aonde ninguém quer ir, vemos os frutos produzidos pelo Espírito Santo enquanto aramos, semeamos e irrigamos essa região, que também é de Deus.

O ministério de Louvor Tenda do Encontro surgiu em 1998 e tem sido educado nesse contexto, já que é filho da ACEV em Campina Grande-PB. Nosso propósito é: Transformar Vidas e fortalecer igrejas a partir do interior do Nordeste. Caminho que já temos percorrido.

Em 2004 gravamos nosso 1º. CD, “Ser como Tu”, em 2007 gravamos um cd infantil em parceria com o projeto Ação Educar e com a prefeitura de nossa cidade, com o propósito de arrecadar fundos para estrutura física do projeto. Alvo que conquistamos, além de evangelizar muitas crianças e incentivar as já convertidas ao evangelismo! Em 2008 gravamos o cd Adorar para Transformar e nosso primeiro DVD.

Desde então, temos servido diversas denominações que têm representado a igreja de Cristo no Sertão, Cariri e Brejo. Com palestras, ministrações musicais e ações que apontam uma adoração integral, a qual cremos e pregamos em nossas canções. Temos evangelizado e alcançado muitas vidas com nossas visitas ou apenas onde nossas músicas já conseguiram chegar.

 

Justificativa (Porque o projeto é necessário)

Temos referenciais musicais evangélicos em todo sul e sudeste do nosso país que influenciam nossa região, mas de uma forma superficial pois não há contextualização com relação a nossa realidade, pois eles estão lá e não aqui, são de lá e não daqui. Se quisermos mais, e precisamos de mais, ou nos deslocamos até eles, ou os trazemos até nós, o que sempre nos custa muito caro para se ter por um ou poucos dias apenas.  O nordeste precisa de um referencial musical compromissado com uma igreja evangélica local séria como ponto de partida para sua atuação nos campos missionários nordestinos. Não só para mostra cultural gospel, mas para influenciar o resgate do valor da música cultural regional e da igreja cristã. Usando-a como recurso de formação de conceitos, como arte funcional e expressão cultural a que se propõe antes do simples entretenimento.

Nesse projeto também, propomos levantar um referencial musical cristão que conscientize a igreja de que o evangelho é integral, de que há uma responsabilidade social, onde pregar a palavra de Deus se traduz simultaneamente à verbalização, suprir a necessidade do próximo sem reservas. Em nossas composições e atuação projetamos “o evangelho todo para o homem todo para todo homem”.

Sabemos da dificuldade financeira das igrejas do interior nordestino, que por não disporem de recursos suficientes não podem enviar seus líderes de departamentos/ministérios de louvor para congressos ou qualquer tipo de capacitação, (sempre promovidos em capitais do sul e sudeste), e que também não podem promover tais eventos do mesmo porte desses lugares em seus municípios. Por isso, nossa proposta é ajudar a fortalecer a igreja local nas áreas:

 

1.    Louvor e adoração

Com:

1.1 Capacitação itinerante de música para principiantes

Equipar igrejas para ter ministérios de louvor fortes para glória de Deus.

A arte é uma característica muito forte no sertanejo brasileiro, são muitos os que sem nenhuma instrução ousam comprar um instrumento, um violão, uma sanfona, um teclado, e começam a tocar. Queremos ajudar essas pessoas que já têm tendência musical a se desenvolverem melhor, para isso, em nossas visitas separamos um tempo para ministrar instruções práticas sobre música para que estes se desenvolvam.

1.2 Ministração de louvor e Seminários sobre louvor e adoração:

Há uma necessidade patente de ensino bíblico genuíno sobre louvor e adoração para muitas igrejas. Simplesmente pelo fato de muitas vezes não entenderem o que fazem, mas só imitarem, já que dificilmente hoje em dia alguém não tenha acesso ao modismo, também o evangélico, que faz com que as pessoas deixem de ser originais e simples e sejam levadas por ondas inconstantes. É necessário sensibilizarmos à consciência sobre que adoração não é só música, mas um estilo de vida, que não há fórmulas ou lugares específicos, mas é vida que flui de Deus para Deus, e que de cada cultura e comunidade o próprio Deus suscita o que há de melhor na Adoração prestada a Ele mesmo.

Esses são alguns dos nossos temas:

•    Perfil do ministro

•    Como ministrar

•    A importância do equipamento de som no louvor

•    Cada um no seu lugar

•    O lugar do ministério de louvor na igreja

•    Adoradores ou adorados?

•    Adorar para transformar

•    Mordomos fiéis adoradores reais

•    Resgatando o propósito da música para igreja

•    A importância da Música para igreja

•    O significado da música

•    Música e Missão Integral

Obs.: Estes temas fazem parte de um futuro livro a ser lançado, de estudos selecionados e compilados para tal, os quais foram produzidos na caminhada ministerial da missionária Gleydice Bernardes em sua experiência como palestrante na área de louvor e adoração.

Ministramos louvores para e com a igreja, tocando músicas com roupagem cultural nordestina, e o repertorio dos nossos CDs.

 

2.    Evangelismo

Com:

2.1 Evangelismo em massa

Grandes eventos musicais atraem multidões. Sabedores disso, usamos como estratégia uma apresentação musical em lugares públicos fora do prédio da igreja, totalmente voltada para Palavra de Deus, com ministrações da mesma nos intervalos das músicas.

2.2  Prestação de serviços sociais

Dependendo das circunstancias, levamos em nossa caravana, profissionais liberais para ministrarem palestras (Drogas; saúde; higiene bucal; direitos humanos etc.), e atenderem a população, também com cortes de cabelos, primeiros socorros, exercícios físicos, recreação com terceira idade, programação para crianças etc.

2.3  Arrecadação de alimentos

A entrada para a “apresentação” musical será um quilo de alimento não perecível. Todo o alimento arrecadado será entregue a direção local do evento para administração da distribuição entre os mais carentes da população.

Obs.: O nosso material faz parte do nosso projeto de estruturação. É através dele que vamos conquistar estrutura própria para dar continuidade ao que fazemos por isso, esse material está presente para vendagem em toda atuação do projeto.

Fazemos oficinas

- De Ensaio produtivo (oferecendo técnicas para harmonia do grupo):

Separamos por equipes para dicas práticas: vocalistas; bateristas; instrumentos de cordas e teclados; técnicos de áudio ou aspirantes.

- De cultura organizacional do ministério de louvor

Direcionamos de forma prática a implantação do ministério de louvor na igreja local, ou a organização do ministério já existente (trabalhando a cultura organizacional do ministério dentro da perspectiva da igreja local)

- De teatro

Técnicas básicas de interpretação

- De dança

Composição de coreografias, sincronia rítmica, técnica do espelho, alongamento etc.

Logística do projeto

Parceria com igrejas locais à combinar:

- Frete de transporte – podemos sair em grupo de 8, 10,12, ou até 49 pessoas. Visto que por vezes formamos uma grande equipe contando com dançarinos, atores e profissionais liberais.

- Hospedagem e alimentação, possibilitadas na parceria com igrejas. A nossa (Ação Evangélica do Catolé –CG - PB) que nos envia, e as que nos recebem.

- Exposição dos nossos materiais para venda.

- A igreja parceira assume uma quantia X dos nossos materiais e uma oferta voluntária à combinar.

 

Disponibilizamos para execução do projeto um final de semana, sendo a programação como segue:

Sábado

Tarde: das 14:30h às 17:30h (intervalo)

Noite: das 19:30 às 21:30

Domingo

manhã: das 9:00h às 12:00h

Tarde: das 14:30h às 16:40h

Noite: horário de culto normal da igreja local. (A combinar dependendo da distância da cidade anfitriã do evento para nossa cidade).

Adaptamos a programação a necessidade da comunidade ou igreja em consulta aos líderes que residem no local, que conhecem bem seu contexto e sabem melhor que nós o que precisam.

O ministério de louvor Tenda do Encontro não cobra cachê, mas contamos com a disposição da igreja ou organizadores do evento em nos ofertar segundo propuserem por fé em seus corações. Mantendo-nos dispostos a ofertar muitas vezes e não receber ofertas.

Combinamos a estrutura física do evento dependendo da seleção de temas, oficinas escolhidas pela equipe organizadora do mesmo, atuação evangelística e condições disponíveis do município.

 

Resultados do que temos feito

Álbum : SER COMO TU (2004)

-    Na gravação do nosso primeiro CD ao vivo, tivemos uma equipe de 50 pessoas envolvidas na programação da gravação eram estes: coralistas, dançarinos, vocalistas, instrumentistas e operadores de som. Duas pessoas experientes no meio musical cristão e reconhecidos nacionalmente no meio evangélico vieram do Rio de janeiro e São Paulo prestigiar e apoiar nosso projeto com seus serviços profissionais voluntariamente por conhecerem a seriedade de nosso trabalho.

-    Fizemos a gravação no dia 20 de dezembro de 2004, no teatro municipal de Campina Grande, com o trabalho de emissão sonora do Brilha Som no P.A, e com o trabalho de captação sonora do Som Mais estúdio móvel de Recife. Na oportunidade lotamos o teatro, arrecadamos 790 K de alimentos não perecíveis, que na mesma noite, foram distribuídos para quatro regiões do sertão representadas no evento com caravanas: Patos, Soledade, Manaíra e sítio Caroá.

-    Nosso trabalho tem sido reconhecido como excelente, para glória de Deus onde se faz conhecido. Temos visitado várias comunidades evangélicas em nossa cidade, e outras circunvizinhas. Promovendo a consciência da Missão Integral da igreja.

-    Temos um site ativo e bem freqüentado. www.tendadoencontro.com.br

-    De fevereiro até novembro de 2005 vendemos 1.700 CDs, sem influencia alguma de divulgação na mídia (ainda não podemos investir nisso). Nossa maior divulgação tem sido as indicações de quem conhece nosso trabalho, ou ouviu nossa música, ou onde visitamos.

-    Visitamos 51 igrejas, das denominações: Assembléia de Deus, Batista, Congregacional, Presbiteriana, Brasil para Cristo, Vida Nova, Nova Vida, Ação Evangélica, Nazareno, Igreja de Deus, Igreja Bereana, Betel Brasileiro, Comunidade Nova Aliança.

-    Atuamos nas cidades de Aroeiras, São José da Mata, Soledade, Patos, Imaculada, Princesa Isabel, Manaíra, Caicó(RN), Na fazenda Verdes Pastos em São Mamede, no sítio Caroá, João Pessoa e Pombal.

-    Lideramos a caravana “Tenda do Encontro” para o 7o. Congresso Internacional de Louvor e Adoração do Diante do Trono. Com a participação de 15 denominações representadas, num total de 52 pessoas.

-    Participamos de eventos locais como Arraial de Deus, no período de São João, evento cultural fortíssimo em nossa região; Som Skay`s, (evangelismo para jovens Dark); Consciência Cristã (www.conscienciacristã.com.br), evento apologético de grande porte em nossa região, onde se reúnem cerca de cem mil pessoas num período de seis dias, ali, além da ministração de louvor, promovemos um evento paralelo: Seminário de louvor e Adoração, como apoio ao  SETEBRAE(Seminário Teológico do Betel Brasileiro e Ação Evangélica).

Visitamos a cidade de Pombal (06/06/06), sertão Paraibano, com uma equipe de dezessete pessoas, componentes do grupo, onde à tarde reunimos duas igrejas: Batista e Congregacional, para ensinarmos sobre: Missão Integral e A importância da música na igreja, para grupos específicos. À noite, numa quadra da cidade reunimos evangélicos e não evangélicos, com a presença do Prefeito da cidade e sua esposa, e arrecadamos 150Kg de alimentos não perecíveis, que se transformaram em cestas básicas para famílias carentes selecionadas pelas igrejas locais. Duas (2) pessoas se converteram, e vários jovens se renderam ao apelo de se comprometerem com evangelismo em sua região. Foi Benção!

 

Álbum: VEM LOUVAR (2007)

- Gravação de um CD em parceria com o projeto Ação Educar de Campina Grande, que assiste crianças em situação de vulnerabilidade social e o estúdio Shamar Pró - áudio. Tivemos apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, quando concorremos a um edital e fomos selecionados. Tivemos um coral infantil de 30 crianças, dentre estas, alunos do Ação Educar. Participação de um grupo de coreografia, e uma equipe de voluntários para produção e logística.

O trabalho foi lançado no Teatro municipal de Campina Grande, e contamos com a presença de um público de700 pessoas.

Pós-gravação, fizemos várias apresentações em escolas municipais, e em igrejas evangélicas, levando toda a equipe infantil em todas as apresentações.

 

Álbum: ADORAR PARA TRANSFORMAR (2008)

- Gravação do CD e DVD Adorar pra Transformar ao vivo no teatro municipal de Campina Grande, em 9 de fevereiro de 2008. Reunimos 1200 pessoas e arrecadamos 890 quilos de alimentos não perecíveis. Estes foram distribuídos em cestas básicas para municípios no alto sertão Paraibano.

- Gravamos com o estúdio móvel Shamar pro-áudio de Campina Grande, onde também sempre temos acesso para ensaios e gravações das guias e pré-produção de nosso próprio repertório musical.

- O técnico de gravação de áudio foi o Henrique Soares, proprietário do estúdio Som e Arte em Belo Horizonte, que foi, não só responsável pela gravação ao vivo e overdubs, mas também pela mixagem e masterização do nosso trabalho.

- A empresa da captação de imagem, edição e autoração foi a Duplimagem, que é de nossa cidade, e muito bem respalda, sendo contratada por vários artistas de nosso país.

- O DVD Adorar para Transformar , além de estar sendo distribuído em nossa região, também já chegou em vários outros estados do nosso país, como Roraima, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Santa Catarina entre outros a partir do nordeste. Mas também já chegou na Inglaterra, país de Gales, norte da África, Estados Unidos e Itália.

PS. Tudo isso foi possível financeiramente falando, devido a ofertas que recebemos, também de pessoas não evangélicas, e muita fé de que, o que Deus tem nos dado quanto produto e tudo quanto o envolve, é excelente e por isso teremos retorno para cobrir nossas despesas e atingir nossos alvos missionários.

(O orçamento de nossa igreja não nos permite um projeto de tal porte).

 

Nossos Parceiros

Estúdio Shamar Pro- áudio- Campina Grande PB

Ação Evangélica Brasil

Pedro Paulo – Técnico de som da Aline Barros (Gravação do CD Ser como Tu)

Pr. Paulo Cezar – Grupo Logos (Gravação do CD Ser como Tu)

Maximiliano Moraes – ex Diante do Trono (gravação do CD e DVD Adorar para Transformar)

Henrique soares – produtor em Minas Gerais ( Gravação do CD e DVD Adorar para Transformar)

Sidney – TV Paraíba

Duplimagem – José Inácio (Deda)

 

NOVO PROJETO DE GRAVAÇÃO DE CD E DVD

Com o alvo constante de projetar o evangelho integral, organizamos um novo repertório ainda mais direto quanto à mensagem de alcançar o homem todo. Sublinhamos a soberania de Deus e a responsabilidade do homem, de que não há relacionamento vertical se não há horizontal.

Trabalhamos uma música acessível ao entendimento dos que não conhecem o evangelho.

Todos os músicos envolvidos são da nossa região. E nessa produção, trabalharemos com uma equipe do nordeste.

O propósito é avançar com o projeto Adorar para Transformar que não se resume a ser tema de um trabalho musical, mas é uma proposta de atuação contínua em missões através da música.